(11) 3201-2000
Como será a distribuição audiovisual no ambiente 4G e 5G
Uma das maiores revoluções da indústria de distribuição audiovisual está relacionada ao emprego de redes de telefonia móvel em 4G e 5G. Por ora, a grande questão a ser resolvida é como estabelecer a convergência entre a radiodifusão e o broadband.
Para Cristiano Akamine, Ph.D em engenharia elétrica e pesquisador do assunto, apesar da resposta não ser tão simples, é possível sim acreditar em uma convergência. “É importante desmistificar o 5G, que logo estará presente em tudo o que a gente imagina. Atualmente cada dessas duas áreas, a radiodifusão (broadcast) e o broadband têm demandas próprias de serviço e atuação, porém, é possível que elas possam trabalhar em conjunto”, afirma.
Akamine integra o conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e será moderador do painel “Distribuição audiovisual em 4G/5G”, que acontece das 14h às 15h20 do dia 26 de agosto dentro do 31º Congresso de Tecnologia de Mídia e Entretenimento realizado pela SET.
O painel contará com cinco palestrantes: José Marcos Camara Brito, que além de uma extensa e sólida carreira acadêmica também é secretário-geral do projeto 5G Brasil; João Vandoros, responsável pela operação da Eurovision no Brasil; Mohamed Aziz Taga, gerente de produto para LTE/5G, broadcast e transmissão de sistemas da Rohde & Schwarz; Nicolas Driesen, chief technology expert da Huawei; e Tarcisio Bruneli Pilati, gerente de pré-vendas da ZTE.
Em sua palestra, o professor Brito explicará de forma didática o que é a tecnologia 5G, área em que atuará e quais suas vantagens em relação às demais e seu potencial de para diversos segmentos das telecomunicações. Vandoros, por sua vez, mostrará o projeto da European Broadcasting Union (EBU), da qual a Eurovision é ligada, para transmissão de conteúdo audiovisual empregando o 4G/5G. Para encerrar, haverá três estudos de caso: um teste de transmissão ponto multiponto que está sendo feito na Alemanha com o 4.5G, a ser apresentado por Aziz; e aplicações de hyper-vídeo com transmissão ponto a ponto em UHD 8K com baixa latência e com realidade aumentada e virtual em 4K/8K por Pilati e Driesen, respectivamente.
Este será o 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento realizado pela SET. A expectativa da entidade é reunir 2 mil participantes que assistirão a mais de 50 painéis e 200 palestras em quatro dias de evento.
Na grade de programação, há temas sobre rádio e áudio; contribuição AV e infraestrutura; inovação e tecnologias disruptivas; produção de conteúdo; distribuição audiovisual e regulatório e normatização.
Fonte: Set Expo