(11) 3201-2000

Notícias › 08/02/2019

O que as operadoras precisam para ativar com sucesso o 5G

Relatório aponta oportunidades para o lançamento comercial da quinta geração (5G)

08O 5G Americas acaba de lançar um documento onde indica cinco pontos de atenção para as operadoras de telecomunicações em relação ao 5G. Segundo a entidade, elas precisam de acesso a um volume suficiente de espectro harmonizado nas bandas baixa, média e alta para realizar as promessas da 5G. O segundo ponto e que os processos em andamento na América do Norte devem ser acelerados com o objetivo de introduzir o espectro necessário para desenvolver o ecossistema global da 5G.

Já o terceiro ponto ressalta que as oportunidades para a identificação e alocação de espectro abaixo de 3 GHz ainda devem ser consideradas. Ou seja, aproveitar o legado das redes atuais. O quarto ponto do relatório é que as operadoras também será importante continuar considerando o uso licenciado de espectro na faixa de 7-24 GHz. Pra finaliza, o documento dia que ‘toda a banda de 3,70-4,20 GHz, ou uma grande parte dessa banda, para implementação flexível licenciado deve ser disponibilizada no menor prazo possível”. Para quem entende do mercado, a questão de alocação de frequência é fundamental.

“Os próximos elementos importantes para o sucesso da 5G são a densidade de redes, em conjunto com a disponibilidade de um volume adequado de espectro internacionalmente harmonizado nas bandas baixa, média e alta”, resume Chris Pearson, Presidente da 5G Americas. De acordo com ele, existem oportunidades para a 5G entre as frequências remanescentes nas Américas e outras partes do mundo.

“O relatório Visão de Espectro 5G inclui muitas informações a respeito do espectro ainda disponível e analisa as oportunidades e as limitações que podem ser encontradas, além das medidas que as autoridades devem implementar para bandas no espectro baixo, médio e de ondas milimétricas”, diz Bill Chotiner, Diretor, Evolução da Rede de Acesso via Rádio da Ericsson, e um dos líderes do grupo de trabalho que desenvolveu o relatório. Os fatores chave para o aproveitamento das oportunidades foram elencados acima.

Fonte: Infraroi

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.