(11) 3201-2000

Notícias › 22/02/2019

Medidas simples podem evitar choques elétricos

EletrecidadeA eletricidade traz conforto, agilidade, movimenta a indústria e o comércio. Utilizada de forma segura traz muitos benefícios. No entanto, alguns descuidos podem ocasionar choques elétricos de pequenas e grandes proporções. Para evita-los muitas vezes apenas medidas simples de segurança contribuem para a redução deste risco tanto em casa, no trabalho e até mesmo na rua. Para evitar choques elétricos é necessário ter bastante atenção ao manusear fios e aparelhos elétricos. O contato com geradores de eletricidade também deve ser com precaução para não tomar choques e não sofrer lesões mais graves.

Manutenção

O gerente da Copel da agência de Toledo Jair Inácio Benke recomenda que, qualquer tipo de manutenção de tomadas, chuveiro, troca de lâmpadas deve ser feito com disjuntor desligado. “Com  toda a alimentação do local desligado, isso protege a pessoa de sofrer alguma descarga ou choque elétrico”. Geralmente este tipo de manutenção, as mais simples, podem ser realizadas por qualquer pessoa que tenha um conhecimento básico do serviço. Se este não for o caso, é melhor contratar um profissional eletricista para garantir a segurança da execução do serviço. Para evitar choques nas residências também deve observar se não há algum fio desencapado, ele pode ser um grande condutor de energia e provocar um acidente. Benke reforça que é possível fazer um teste rápido para verificar se há também vazamento de energia no local. “O teste é feito desligando todos os aparelhos da tomada. Se o medidor de energia continuar marcando é sinal que há algum fio desencapado, uma saída de energia, que além de gerar gasto pode provocar choque”.

Acidentes

Na rua, o risco de choque pode ser menor, mas quando há algum cabo solto na via, todo cuidado é pouco. Esses casos acontecem com mais frequência quando há muita chuva com fortes ventos que acabam derrubando árvores em cima da rede elétrica. O gerente da Copel da agência de Toledo explica que quando um destes cabos caem na rua e o transformador não abre, o cabo pode ficar energizado. “A recomendação é para não se aproximar de cabos caídos no chão e acionar a Copel para os devidos reparos”.

Fonte: Jornal do Oeste

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.