(11) 3201-2000

Notícias › 28/04/2017

Concreto autocicatrizante é indicado para construções pesadas

Sabe aquelas fissuras e trincas que aparecem no concreto com o passar do tempo? Com o concreto autocicatrizante (CAC) isso é coisa do passado. Ele tem como principal vantagem a capacidade de selar fissuras de até 0,4 mm. A “mágica” acontece porque na composição do material há aditivos cristalizantes e minerais que aumentam o poder de alcalinidade da água.

O custo desse concreto chega a ser 30% maior em comparação ao convencional. Em contrapartida, o material dispensa impermeabilização – o que acelera o cronograma da obra. Outra vantagem considerável é a durabilidade – que chega a ser de 20 a 30 anos superior à da tradicional.

INDICAÇÕES
O concreto autocicatrizante tem baixa necessidade de manutenção. Por isso, torna-se ideal para construções pesadas como reservatórios, estruturas de saneamento, túneis e estações de metrô.

Embora seja bastante utilizado na Europa, ainda não é muito requisitado pelo mercado nacional. Mesmo assim, ajudou a construir obras importantes, como a Linha 4 do metrô (nas lajes de fundo de algumas estações), o Museu de Arte (na cobertura) e o Museu da Imagem e do Som (nas lajes), todos do Rio de Janeiro.

Via: Portal AECweb

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.